Páginas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O que é a Campanha Porto Abrigo?



Esta campanha visa ajudar aqueles que precisam de abrigo.

« Abrigo
1. Lugar de refúgio contra a intempérie.
2. porto; baía; enseada.
3.  [Figurado]  amparo.
"abrigo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/abrigo

Quando se fala de abrigo, fala-se de refúgio, de amparo, de proteção contra as intempéries da vida e, assim, o objetivo desta campanha é precisamente oferecer esse mesmo porto de auxílio para aqueles que mais necessitam dele. O abrigo compõe-se também de palavras de conforto, de gestos e  de produtos essenciais para suprir as necessidades básicas do ser humano.

A campanha serve, então, para sensibilizar a população em geral para a situação de miséria em que muitas pessoas vivem (algumas vivendo em miséria camuflada, não tendo mesmo a coragem de se mostrar), pelo que urge, assim, tomar-se uma atitude, através de diversas formas.

Sendo assim, a campanha pretende espalhar alguma esperança e felicidade na cidade do Porto através da distribuição de :
-         géneros alimentícios para bebés e adultos
-         produtos de higiene para bebés
-         brinquedos
-         roupa e calçado para bebé, criança e adulto
-         palavras de conforto e de esperança (cartões/bilhetes/cartas).

 A campanha Porto Abrigo será realizada nas instalações do CESAE até dia 17 de dezembro. Serão colocadas caixas na entrada do CESAE Porto para a recolha dos bens acima referidos. Se porventura as pessoas não quiserem contribuir com bens, seria um gesto bonito contribuir, pelo menos, com algumas palavras de conforto e esperança num pequeno cartão ou bilhete, que serão postos numa caixa apropriada para o efeito.

No dia 20 de dezembro, far-se-á a saída para a distribuição de tudo o que foi recolhido até dia 17.

Para isso, o CESAE Porto irá trabalhar juntamente com várias associações : Núcleo Bonfim - Porto e Associação Portuguesa de Reiki - Sede no Académico Futebol Clube , Coração de Rua, Bebés de São João e Igreja NªSªConceição (Porta Solidária).

Cartaz elaborado pela Turma de Multimédia CESAE, do CESAE Porto

Existe o Norte e o resto....

           
 Baseando-se no texto de Miguel Esteves Cardoso com o título “Norte”, os formandos da turma CESAE de Multimédia, do CESAE Porto, partiram à descoberta das opiniões sobre as diferenças de pronúncias entre as regiões pelas ruas da cidade do Porto, fundamentalmente no Mercado do Bolhão, na Sé do Porto e nas ruas em redor destes locais emblemáticos.

Encontraram diversas pessoas extremamente ligadas ao Norte, defendendo as suas formas de falar, algumas adquiridas nos bairros onde nasceram, outras influenciadas pelas famílias de onde vieram e outras provenientes das regiões que os protegeram durante algum tempo.

Os formandos aperceberam-se que dentro do próprio Norte há distinção entre as pessoas (por exemplo entre o Douro e o Minho). De notar que atualmente as pessoas do Norte (do Porto mais propriamente) já utilizam e reconhecem várias palavras usadas noutros locais de Portugal Continental, nomeadamente em Lisboa, como são o exemplo das palavras: “cimbalino” para “bica”, “estrugido” para “refogado”, “bitoque” por “prego”, entre outras. Os formandos perceberam que apesar de algumas questões de pronúncia (distinção a nível da fonia), existe já um vocabulário que é generalizado e utilizado por várias pessoas em vários locais do país.


Turma Multimédia CESAE, CESAE Porto

Diversidade linguística nas ruas do Porto

A turma de Multimédia da AEP, do CESAE Porto, cirandou pelas ruelas portuenses em busca de encantos linguísticos. Procurou e encontrou muitas maravilhas que provam a diversidade linguística.


https://www.youtube.com/watch?v=8Jx20F8mctw